Dicas de estudos

  

Como começar?

Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios. (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).

Como otimizar seus estudos?

1) Se você tem preguiça...

Tire pelo menos 2 horinhas de seu dia para se dedicar aos estudos. Tenha certeza que você nem sentirá falta dessas 2 horinhas. E além disso, seu rendimento escolar melhorará bastante e deixará sua família orgulhosa.

2) Tá em dúvida de qual matéria estudar?

Se você está em dúvida de qual matéria começar a estudar, pense em qual matéria você tem mais dificuldade ou qual prova virá primeiro. Não perca tempo!

3) Tem dificuldades nos estudos?

Se você tem dificuldades na hora de estudar e não consegue entender nada, então, no dia seguinte, procure e converse com o seu professor ou professora que ele/ela dará mais atenção a você na hora da explicação. Preste atenção na aula e pratique na tarefa.

4) Se você não gosta de estudar...

Não tem jeito, ninguém faz só o que gosta, qualquer hora você iria saber que estudar é para o seu bem, é para você ter um futuro melhor. Vá pegando o “gosto” pelos estudos aos poucos, comece estudando 30 minutos, no outro dia você tenta estudar 40 minutos, no outro 50 minutos, e assim por diante.

5) Tem vergonha de falar sua dúvida?

Não tenha vergonha, nem medo de perguntar para o professor. Afinal, ele estará lá para isso, para ensinar e tirar dúvidas, por mais óbvia que seja a pergunta, levante a mão e pergunte. Não tenha medo de achar o que as outras pessoas pensarão de você.

6) Faça uma leitura geral

Quando você abrir um livro para estudar, faça primeiramente uma leitura rápida e objetiva para ter uma noção geral sobre o assunto do texto. Leia o primeiro e último parágrafo, e só depois se aprofunde na leitura, pesquisando de uma forma mais detalhada.

7) Faça anotações

As anotações são ótimas formas de memorizar de fato aquilo que foi lido. Elas podem conter diferentes esquemas, que variam conforme o método de estudo: desenhos, linhas do tempo, mapas, cores, entre outros. O importante é lembrar que cada aluno tem a sua própria maneira de registrar os tópicos principais da sua leitura.

8) Pratique

Para saber o quanto foi realmente aprendido, é necessário colocar em prática o conteúdo estudado. Para isso, você pode responder às questões no livro didático, explicar a matéria a um colega ou refazer as suas anotações sem consultar o texto. Os exercícios indicam aqueles assuntos nos quais você apresenta maior dificuldade, devendo manter uma atenção especial.

Considerações finais:

O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.

E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para aguentar mais uma maratona de estudo.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!