Celulites e Estrias

Estrias


O que são ?
As estrias são cicatrizes que ocorrem na pele. Elas surgem na adolescência e na gravidez e existe uma proporção muito maior em mulheres do que em homens. São lesões arroxeadas e com o tempo elas vão se tornando esbranquiçadas, menos evidentes.

Como ocorrem ?
São devido a causas hormonais - tanto que ocorre muito mais na adolescência e na gravidez do que na vida normal fora destas etapas – mas é fundamental que exista um estiramento repentino ou progressivo dessa região. Também pode ocorrer pelo uso de alguns medicamentos como corticosteróides e pelo uso local destes em pele sensível.

Onde elas costumam aparecer ?
As estrias são freqüentes nas coxas, nádegas e nas mamas.

 

Celulites

O que são ?
É um problema antiestético que atinge 90 por cento, ou até mais, das mulheres e é a principal queixa das clínicas de estética.

Como ocorrem ?
São muito complexas as causas, mas a maior contribuição para a causa da celulite é a presença do hormônio feminino associado à pré-disposição familiar. Esse hormônio favorece a retenção de líquido no organismo e o acúmulo de gordura em certas regiões do corpo.
Também existem outros fatores que provocam a celulite como a obesidade, o ganho de peso, o uso de anticoncepcionais, a menopausa, as varizes, as micro-varizes, erros alimentares, o sedentarismo (por exemplo, pessoas que ficam horas paradas, sem se movimentar, sem movimentar as pernas), o estresse também é uma causa, o uso de algumas medicações (como já falamos, os corticosteróides via oral) e vestuário (exemplo: quando uma menina usa calça apertada na região do quadril ou terço superior das coxas, ela prejudica o retorno venoso, favorecendo assim, a celulite). Também o salto alto pela falta de movimento dos músculos da perna no momento em que ela faz o passo.

Onde elas costumam aparecer ?
Os locais onde mais ocorrem são nas coxas. Gradualmente ela vai aumentando e vai envolvendo toda a coxa. Ocorre também nas nádegas, pode haver na barriga, no terço superior das pernas, ou seja, logo abaixo dos joelhos e mais raramente em outras regiões do corpo.

 

Prevenção !

 

Estrias


Para tentar evitar as estrias, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Celulites

Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:

Evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
O sedentarismo não ajuda. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

 

 

Tratamento !

Agora que você já sabe como e porque elas aparecem é hora de descobrir como tratar:

Celulite: Na fase inicial, graus I e II, com uma dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos já é possível melhorar bastante o aspecto da pele. Para os estágios mais avançados, os dermatologistas oferecem tratamentos como o Manthus, que utiliza terapias combinadas: ultra-som + corrente elétrica de média frequência. O ultra-som favorece a quebra de gordura e a corrente elétrica estimula a ação dos vasos linfáticos.
A mesoterapia é outra opção. Na técnica, injeta-se na região afetada pela celulite um coquetel preparado à base de enzimas que ajudam a combatê-la.

Estria: As vermelhas podem ser tratadas com sessões de peeling de cristal (também conhecido como microdermoabrasão) associado ao peeling de ácido retinóico. Ambos os métodos promovem uma esfoliação na pele, só que o primeiro é feito com um aparelho que libera um jato de microcristais químicos para promover a renovação de toda a pele. E o segundo, com a aplicação de ácido. Para as estrias brancas o tratamento mais indicado é o laser Starlux, um sistema que emite microrraios de laser focados que promovem a formação de colágeno, melhorando o aspecto do local.

Importante: todos os tratamentos devem ser feitos por dermatologistas. Por isso, se perceber que esses problemas apareceram, corre para o médico. Só ele poderá indicar o que é melhor para o seu caso.
-
Sessões de drenagem linfática, massagem que acompanha o caminho dos vasos linfáticos para retirar os líquidos acumulados entre as células, são grandes aliadas de combate. A massagem pode surtir mais efeito quando feita com cremes que contêm ativos estimulantes da quebra de gordura.

 

Mitos !



Alguns burburinhos que rolam sobre o assunto são pura viagem. Explicamos cada um:

Bebidas com gás dão celulite: O problema não é o gás, mas sim o açúcar destas bebidas que, em excesso, não conseguem ser queimados pelo corpo e podem acumular gordura.


Só as gordinhas têm celulite: A celulite é um problema de pele que pode atingir até as magrinhas. Isso depende do nível de hormônios e da forma como a menina se alimenta.


Roupas justas causam celulite: Elas não causam celulite, mas podem piorar aquela que já existe. Isto porque comprimem demais os vasos, atrapalhando a circulação. Com o sangue parado, as pernas acabam inchando.


Estrias não têm cura: As estrias recentes (vermelhas) têm ótimas chances de cura, desde que tratadas no início. Já as estrias brancas são mais resistentes, mas mesmo assim o tratamento com laser, por exemplo, pode resultar numa melhora de até 80%.


Celulite é a mesma coisa que gordura localizada: A celulite se forma na camada mais profunda da pele deixando aquele aspecto de casca de laranja. Já a gordura localizada é o acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo, mas não deixa marcas.


Tomar sol ajuda a disfarçar as estrias: No caso das estrias brancas é possível até que o aspecto piore. Bronzear a pele em volta da estria, que vai continuar esbranquiçada, só vai fazer aumentar o contraste de cores e chamar mais atenção.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!